Património

Na Freguesia de Jesufrei, está localizado o Castro do Monte das Ermidas, também referido como Castelo das Ermidas.

Situa-se num bosque, num outeiro vizinho ao lugar de Palhares, junto ao rio Guizando. Constitui-se num povoado fortificado da Idade do Ferro, possívelmente fundado no século IV a.C., e que foi ocupado, também possívelmente, até à Idade Média.

O castro foi objecto de campanhas de prospecção arqueológica nas quais se recolheram fragmentos de cerâmica datada da Idade do Ferro, além de cerâmica dita de "importação", ou seja, de origem exterior (grega e campaniense) e que teriam chegado ao castro na época da romanização, altura de que datam imbrices e tegulae (tipos de telhas) que atestam a importância da romanização na história deste castro.

Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1990 (decreto n.º 29/90 de 17 de Julho, da Presidência do Conselho de Ministros).

Características:

Terá sido circundado por uma muralha de paredes compostas de silhares graníticos assentes em seco, em aparelho poligonal, constituída por dois paramentos paralelos preenchidos com pedra miúda que, em alguns locais, atingiria os 4 metros de altura e de espessura. No lado mais exposto, a muralha era reforçada por dois fossos.

Apesar de não se encontrarem vestígios visíveis, foram encontradas, na zona interir em relação à muralha, as fundações de um núcleo de casas predominantemente de planta circular, bem como indícios de que os arruamentos e, especialmente um pátio central, seriam pavimentados com lajes de granito. 

Ao utilizar este website você concorda com o uso de cookies para obter uma melhor experiência. Saber mais…